##about.aboutContext##

Jornal da Sociedade das Ciências Medicas de Lisboa

Publicado pela primeira vez em 1836, o Jornal da Sociedade das Ciências Medicas de Lisboa (JSCMed) é a mais antiga revista médica portuguesa, em língua portuguesa, sendo o órgão oficial de uma das mais antigas associações medico-científicas mundiais, hoje com mais de 200 anos.

Tendo atravessado quase dois séculos de profundas transformações civilizacionais, o JSCMed resistiu até à atualidade com formato e conteúdo variável, intercalando momentos de grande dinâmica editorial com períodos de menor atividade. Apesar de tudo, ao longo dos tempos manteve-se como uma referência no panorama editorial biomédico português, tal como a própria Sociedade que representa. Em 2022, em harmonia com o atual paradigma das publicações científicas, foi desejo da direção da SCML proceder a uma renovação profunda no seu conteúdo e forma, transformando-o numa publicação com edição e publicação exclusivamente Online e totalmente Open Access.

 

MISSÃO

O JSCMed pretende impor-se como uma fonte científica credível pela excelência dos seus conteúdos, e pela abertura a todas as áreas do conhecimento biomédico. A missão assumida do JSCMed será o de constituir o principal fórum e revista de divulgação biomédica em Portugal a médio termo, uma referência nacional do ponto de vista científico, congregando os contributos dos principais líderes de opinião nas diversas áreas do conhecimento.

 

ESTRATÉGIA EDITORIAL

Neste novo formato, cada número do JSCMed será dedicado, primariamente, a revisões clínicas e básicas numa determinada área das ciências médicas (contendo um ou dois temas-guia), cobrindo, à vez, todo o vasto campo da biomedicina. Estes trabalhos de revisão deverão refletir o “estado da arte” do tema apresentado, e seus autores serão selecionados previamente pelo corpo editorial a partir dos vários centros clínicos e académicos do país. Haverá uma rotação pré-estabelecida das várias áreas, por forma a que cada uma delas apareça apenas uma vez a cada dois anos. Para além destes artigos, o jornal abrirá espaço a outras secções para desenvolvimento de temas em paralelo, no editorial, artigos de opinião (News & Views), artigos originais, casos clínicos, imagens e vídeos, artigos do arquivo histórico do JSCML e correspondência dos leitores.

Em boa verdade, a vida e o sucesso de uma revista científica dependem não só do seu corpo editorial, mas sobretudo dos seus leitores e dos autores que com o seu trabalho garantem a qualidade e a continuidade da publicação. Esperamos poder contar com o interesse, a disponibilidade e a indiscutível capacidade dos investigadores e profissionais clínicos ou académicos nacionais para que este projeto editorial possa singrar – no interesse de uma Medicina portuguesa cada vez de maior qualidade, mais valorizada e mais vibrante.

OPEN ACCESS POLICY
[…]

COPYRIGHT NOTICE
[…]

SPONSORSHIP
[…]

PRIVACY POLICY
[…]